20 Mai 2023
Em 15-05-2023, Bondings 2.0 analisou trechos de quatro relatórios emitidos por assembleias regionais durante a Etapa Continental do Sínodo sobre a Sinodalidade. A postagem de hoje fornece informações de como os quatro relatórios regionais restantes lidaram, ou não, com questões LGBTQ+. A publicação termina com um breve comentário. Os relatórios completos estão disponíveis no site do Sínodo.
A reportagem é de Robert Shine, publicada por New Ways Ministry, 16-05-2023.
A primeira parte pode ser lida aqui.
Maior inclusão: 26. Na Assembleia Continental, como em nossos relatórios nacionais, havia um profundo desejo de maior inclusão e acolhida dentro da Igreja. De fato, um dos principais fatores que quebravam a comunhão era a experiência de muitos de que certas pessoas ou grupos não se sentiam acolhidos na Igreja. Os grupos nomeados durante a Etapa Continental incluíam mulheres, jovens, imigrantes, minorias raciais ou linguísticas, pessoas LGBTQ+, pessoas divorciadas e casadas novamente sem anulação e pessoas com diferentes graus de habilidades físicas ou mentais. Embora as razões para experimentar a Igreja como inóspita possam variar, o que é comum é a necessidade da Igreja de honrar autenticamente a dignidade batismal de todos. Como explicou um participante: “pensamos que somos acolhedores, mas sabemos que há pessoas que se sentem 'fora' da Igreja” (Sessão III Grupo 12). Outro sugeriu que isso ocorre porque “ficamos presos nas minúcias de avaliar o valor das pessoas à margem” (Sessão VIII Grupo 14). “É preciso diferenciar entre a importância do ensino e a necessidade de acolher na Igreja, principalmente no tocante aos nossos irmãos e irmãs LGBTQ+” (Sessão II Grupo 4).
Temas comuns, problemas, insights: 45. Em algumas partes da Oceania existe um fosso muito visível entre pobres e ricos, entre grupos étnicos, entre migrantes e aqueles que consideram o país como seu, e entre pessoas de diferentes ilhas no mesmo país ou diocese. Essas questões sociais são vividas dentro da Igreja: “A diferença entre pobres e ricos é visível e enfatizada ainda mais pelos padres que oferecem um tratamento especial aos ricos e bem vestidos. Diferentes raças competem pelo domínio nas paróquias, tornando quase impossível a participação de minorias raciais. A discriminação por causa do gênero parece ser uma luta persistente dentro da Igreja, particularmente em relação à comunidade LGBTQIA+” (Pacífico). Há preocupações nas respostas sobre os “porteiros” na Igreja que são percebidos como excluídos, abertamente ou de maneiras mais sutis.
Temas, questões e percepções comuns: 54. A resposta da Papua Nova Guiné/Ilhas Salomão observou que, embora houvesse apelos em outras partes do mundo para maior reconhecimento das relações entre pessoas do mesmo sexo, “o casamento entre pessoas do mesmo sexo (DCS, 39) inquieta os católicos e os que a consideram pecado. LGBTQ não é aceito pela tradição e pela sociedade da Papua Nova Guiné” (PNG/SI, 3.2).
Temas, problemas e percepções comuns: 61. A falta de inclusão de pessoas com diversas experiências de sexualidade e gênero parece afetar a vida da comunidade mesmo em pequenas nações insulares: “A comunidade LGBTQ ressoa muito fortemente nas ilhas Marianas, uma realidade que não era evidente no passado” (Pacífico).
O relatório da África e Madagascar não incluiu nenhuma menção específica às questões LGBTQ+, embora houvesse referências repetidas à importância da família e ao discernimento de como abordar diversas estruturas familiares, como casamentos polígamos, pais/mães solteiros/as e pessoas divorciadas que se casaram novamente. À semelhança de outros relatórios, houve um desejo de maior inclusão, embora mais cauteloso na abordagem do que outros relatórios.
Esta assembleia reuniu pessoas ativas na divulgação digital durante a fase local para discutir o que haviam experimentado e ouvido. Houve um tema notável e repetido sobre a necessidade de ser inclusivo e também reconhecer o quão severa a discriminação pode ser, inclusive quando a Igreja a encoraja. Houve uma atenção não só aos católicos atuais, mas também aos que deixaram a Igreja ou se sentiram deixados para trás. A certa altura, o relatório diz:
“[Há] quem diga que quer pertencer, mas muitas vezes não é levado em conta pela instituição eclesial porque é divorciado em uma segunda união, por causa de sua orientação sexual, por causa de sua posição sobre o valor da vida humana…, em suma, porque 'sentem que não cabem' numa instituição que lhes pede um modo de vida a que não estão dispostos. Provoca-se assim um duplo movimento: excluem-se e são excluídos.”
Conforme mencionado na postagem do dia 15, a gama de tópicos abordados nesses relatórios do Estágio Continental é bastante ampla, desde o papel das mulheres na igreja – um tema central – até os direitos indígenas, clericalismo, alcance da juventude, diálogo inter-religioso, debates litúrgicos, mudança climática, e muito mais. Seria impossível em um parágrafo ou dois realmente analisar tudo o que esses relatórios, e os milhões de pessoas e milhares de sessões de escuta das quais eles emergem, contêm. Por ora, ofereço dois comentários.
Em primeiro lugar, é significativo que em seis dos oito relatórios as pessoas LGBTQ+ sejam mencionadas explicitamente como uma comunidade marginalizada, inclusive pela Igreja institucional. Essa visibilidade de católicos queer e trans não tem precedentes nos documentos da Igreja. Esses relatórios também são evidências de que as questões LGBTQ+ não são um fenômeno ocidental, como às vezes afirmam os oponentes, mas impactam os católicos em todos os lugares. A inclusão de pessoas com diversas identidades sexuais e de gênero é – e, portanto, deve ser – um tema abordado pela Igreja universal de forma substantiva.
Em segundo lugar, os relatórios também confirmam que, embora o discernimento da Igreja sobre questões LGBTQ+ seja uma questão mundial, é necessário que haja permissão para que a inclusão seja praticada de maneira local e específica do contexto. Questões de gênero e sexualidade aparecem de forma diferente em lugares diferentes, e um foco único será necessário para perceber o que a inclusão pode significar em uma determinada área. Os católicos na Alemanha devem poder explorar a possibilidade de abençoar casais do mesmo sexo, enquanto os católicos em países que criminalizam a homossexualidade devem ter o poder de desafiar leis injustas. Este caminho segue muito a abordagem da unidade na diversidade, tão fundamental para a tradição católica.
A próxima etapa do processo sinodal serão duas assembleias do Sínodo dos Bispos em Roma, uma em outubro de 2023 e outra em outubro de 2024. Notavelmente, essas assembleias agora incluirão leigos, incluindo mulheres, que podem votar ao lado dos bispos. Em algum momento do início de junho, o escritório do Sínodo divulgará um documento de trabalho para a assembleia de outubro. Esperançosamente, o apelo urgente, repetido e contundente dos fiéis para a inclusão LGBTQ+ manifestado no processo sinodal até agora será incluído – e a partir daí retomado pela assembleia como o movimento do Espírito Santo que muitos de nós sabemos que é.
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O que os relatórios continentais do Sínodo da Sinodalidade dizem sobre questões LGBTQ+: Parte II - Instituto Humanitas Unisinos - IHU